Ovo x Milho: melhora consideravelmente o poder de compra do produtor de ovos |
Em fevereiro o preço médio da caixa de ovos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) obteve forte valorização mensal, superior a 41%. De toda forma, o índice em 12 meses ficou abaixo dos 10%.
Por outro lado, o preço médio do milho, saca de 60 kg, interior de São Paulo, obteve ínfima valorização mensal, enquanto em 12 meses a queda atingiu 16%.
Assim, em fevereiro, com a excelente valorização na cotação da caixa de ovos e a pequena valorização no preço do milho, foi preciso um volume muito menor de ovos para adquirir o cereal, gerando melhora de 41,2% na capacidade mensal de compra do avicultor.
E, embora em doze meses o índice de valorização da caixa de ovos tenha ficado abaixo dos dois dígitos, como o preço da caixa de ovos sofreu retração considerável no período, também houve excelente melhora no poder de compra do produtor de ovos, de 30,6%.
Assim, a relação de troca no primeiro bimestre do ano foi extremamente favorável ao produtor de ovos. Tanto em relação ao ano anterior, quanto à média registrada entre 2010 e 2016. E deve ser melhor ainda em março pois o preço do milho permanece em queda enquanto o produtor de ovos obtém excelente valorização na comercialização do seu produto.
|